O empreendedorismo é responsável por transformações nos âmbitos organizacionais e sociais, permitindo o desenvolvimento e progresso de novas tecnologias, procedimentos de gestão e novas ações sociais e educacionais [¹]. Do ponto de vista social, tem-se que a evolução do conceito de empreendedorismo traz consigo uma vasta transformação, refletindo a passagem de uma sociedade baseada em produções manufatureiras e agrárias para uma produção mercantil e industrial [²], o que implica também em vários conceitos financeiros e econômicos in loco e em larga escala.
Baseada na sólida importância que o empreendedorismo têm para a construção do mundo e da sociedade como são atualmente, a Feira de Empreendedorismo “Próximos Passos” do Campus UFV-Florestal, visa anualmente fomentar o autoconhecimento e desenvolvimento das habilidades individuais dos alunos, assim como definir possibilidades para os seus planos de carreira, impactando nas suas formações profissionais. Além disso, busca possibilitar a criação de um ambiente propício à troca de experiências, em que a Universidade, os discentes, as empresas e a comunidade são beneficiados. A primeira, estreitando laços com a indústria, comércio e serviços. Os discentes, que se renovam a cada ano, tendo maior contato com o mercado de trabalho, conhecendo suas demandas e preparando-se para a inserção futura, além de aprimorar os ideais empreendedores que levam à entrada nesta área de atuação tão complexa. As empresas podem vir a aumentar o leque de possíveis colaboradores que podem agregar conhecimento e valores para a organização. Por fim, a comunidade tende a ganhar com o quantitativo de empreendedores aumentando com base nos conhecimentos transmitidos gratuitamente.
No âmbito da fomentação do autoconhecimento e desenvolvimento das habilidades individuais dos alunos, o desenvolvimento, organização e execução do evento propiciam um ambiente para desenvolvimento de habilidades como liderança, proatividade, organização, comunicação, sendo essas mesmas características exigidas pelo mercado de trabalho.
O campo de abrangência do projeto é toda a comunidade acadêmica da UFV-Florestal (alunos do ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação, servidores técnico-administrativos, docentes e ex-alunos) e outras universidades, startups, empresas e profissionais das mais diversas áreas de atuação, entidades de capacitação e desenvolvimento profissional, escolas da rede pública e privada, assim como integrantes da comunidade local de Florestal/MG e região, que anualmente são e continuarão sendo convidados a fazer parte deste evento.
Uma vez que as edições da Próximos Passos tendem a ser extremamente bem-sucedidas, as expectativas para a execução do projeto aumentam a cada ano que passa, mantendo o foco em ações que sejam capazes de gerar uma maior aproximação entre universidade e seus discentes do mercado de trabalho regional e fomentar o aprimoramento das habilidades individuais dos discentes. A longo prazo, almeja-se a continuidade da feira, tornando-se cada vez maior e mais abrangente, aprimorando, incentivando e inspirando o empreendedorismo na mentalidade do público.
A metodologia do projeto inclui a organização, preparação e execução do evento, sob responsabilidade e coordenação do professor Herbert Fernando Martins de Oliveira, incluindo ações como criação do material de divulgação, captação de recursos através de patrocínios e parcerias, seleção e convite de palestrantes, empresas, startups, entre outros. Essas ações têm como objetivo secundário, ampliar a rede de relacionamentos, tanto internamente, quanto externamente à universidade, propiciando assim um meio ideal para criação de uma grande rede de networking.
Quanto à realização de palestras, seminários e exposições, o evento tem a tradição de contar com grandes empresas de renome nacional e internacional, e palestrantes da mesma relevância, como foi o caso de edições anteriores, onde estiveram presentes nomes como: o multicampeão de vôlei com vários títulos nacionais e internacionais, dentre eles duas medalhas olímpicas de ouro, um dos maiores atletas da história do Brasil, Giovane Gávio; o jornalista, escritor, ator, apresentador e roteirista nacionalmente conhecido por fazer parte de programas históricos da televisão brasileira, Marcelo Tas; o empresário fundador de uma das maiores empresas de investimento do mundo, então CEO da XP Investimentos, Guilherme Benchimol; o multiempresário, CEO e proprietário do Grupo Sada e atual prefeito do município de Betim/MG, Vittorio Medioli, que esteve em duas edições falando um pouco sobre suas várias empresas líderes de mercado em seu respectivo ramo onde se tornou padrinho empresarial do Campus UFV-Florestal; o então Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, Paulo Alvim; o empresário do ramo do entretenimento, um dos maiores nomes do empreendedorismo voltado a shows e eventos do país, João Wellington; o mega empresário Fabiano Cazeca, proprietário da Multimarcas Consórcios; o Presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomás Mendes; o maior vendedor do mundo segundo o Guinness Book, fundador de uma das maiores redes de lojas de eletrodomésticos (Ricardo Eletro), Ricardo Nunes; o apresentador de programa de maior audiência da televisão mineira em seu respectivo horário, Marcos Maracanã; o Deputado Estadual e também apresentador Mauro Tramonte; e os Deputados Federais Lucas Gonçalez e Reginaldo Lopes; os humoristas Geraldo Magela, um dos maiores comediantes do Brasil que levou seus conhecimentos e inspirou o público como exemplo de superação, Thiago Carmona e Marcus Vinile que, através da comédia, levaram dicas, informações, conhecimentos e sorrisos dentro do mundo do empreendedorismo dentre tantos outros que estiveram presentes que elevaram e inspiraram o público presente com seus ensinamentos. Não o bastante, o evento também já contou com marcas de grandes empresas nacionais e multinacionais, onde se destacam Fiat Chrysler Automobiles, IBM, Sympla, IFMG, Big Data, Stone Pagamentos, Banco Santander, Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil – Sicoob, Nubank, Hotmart, iFood, Bayer, Companhia de Bebidas das Américas – Ambev, Yara Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, Suzano Celulose, DTI Brasil, TecnoParq, Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais e o Governo do Estado de Minas Gerais. Além de destacar que houveram atrações internacionais e também a anualmente confirmada parceria em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.
Destaca-se também que, nos fatídicos anos tomados pelo Covid-19, a Feira não foi paralisada, tendo sido realizada conforme as limitações e condições sanitárias impostas pela pandemia. Sendo assim, nas edições de 2020 e 2021, todas as atividades foram realizadas de maneira remota.
A tradição de trazer grandes nomes de destaque mundial do empreendedorismo fez com que este projeto tenha se tornado uma das maiores atrações em termos de eventos da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Ao contemplar os horizontes futuros, nota-se a presença confirmada dessa iniciativa em todos os próximos anos da história da UFV-CAF, exponenciando o empreendedorismo e a inovação cada vez mais.